Segurança
Categorias

FFForget: Kaspersky prepara ferramenta para backup em tempo real de redes sociais

A gigante russa Kaspersky está preparando uma ferramenta bastante interessante, focada em usuários de redes sociais. Chamada FFForget, a ferramenta fará backup em tempo real (na versão paga) de quatro grandes redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Google+.

Segundo a Kaspersky, aliás, o foco da ferramenta serão aqueles usuários que, por algum motivo, se sentem “descontentes” com a utilização de alguma rede social. Nas pessoas que, por qualquer motivo, desejam ou desejaram abandonar tais redes, em algum momento, e/ou até mesmo apagar seus respectivos perfis/contas, mas não o fizeram por medo de perder seus preciosos dados, informações, posts, fotografias, imagens e vídeos.

A empresa não deixa de citar, também, a insatisfação de grande parcela dos usuários com o modo como as gigantes da área (como o Facebook, por exemplo) tratam os dados dos usuários, bem como com o “monopólio” que as grandes redes representam no que diz respeito à atenção e ao tempo das pessoas.

Segurança

O FFForget seria, portanto, uma maneira de garantir que usuários de redes sociais possam contar com mais segurança e tranquilidade. Com a certeza de que mesmo após o encerramento de seus respectivos perfis em diversas redes sociais, seus dados preciosos ainda estarão à salvo.

O FFForget criará backups completos dos dados dos usuários do Facebook, do Twitter, do Instagram e do Google+, incluindo posts, fotos, vídeos e quaisquer outros dados pertinentes. Tudo poderá ser posteriormente aberto e/ou exportado, o que garantirá total liberdade aos usuários da ferramenta/serviço.

Todas as informações, além disso, serão criptografadas na máquina do cliente (AES, DES ou GOST), e a Kaspersky garante que não monitorará nada, que a privacidade dos usuários será mantida totalmente, e que o FFForget também não contará com nenhum tipo de anúncio.

A empresa está atualmente dando os retoques finais no serviço, e planeja lançá-lo em breve. Convites podem ser solicitados através da página da ferramenta, e existirão duas modalidades, quando do lançamento: uma gratuita e outra paga (R$ 4,99 por mês). A modalidade gratuita não contará com backups automáticos e em tempo real, vale ressaltar, além de permitir que apenas uma rede social seja escolhida/monitorada (para os devidos backups).