Categorias

Filme de Star Trek feito por fãs é alvo de processo

As empresas Paramount e CBS, detentoras dos direitos autorais da franquia Star Trek, entraram com um processo contra os criadores do fan film Axanar para que a produção seja imediatamente suspensa.

Axanar é um dos mais bem-sucedidos projetos cinematográficos de financiamento coletivo, tendo arrecadado mais de um milhão de dólares no Kickstarter e no Indiegogo e pretende fazer um longa-metragem independente.

Embora a Paramount e a CBS tenham feito vista grossa para projetos criados por fãs durante todos esses anos, Axanar conta com a colaboração de diversos profissionais da indústria, inclusive alguns que já tiveram envolvidos com a produção de filmes e séries oficiais de Star Trek. O escopo da iniciativa teria ultrapassado o que seria considerado homenagem à marca e entrado no campo da violação de direitos autorais.

Confira abaixo o trailer da produção divulgado no IndieGoGo:

Na própria descrição da campanha de arrecadação de Axanar, seus criadores afirmam “enquanto alguns poderiam chamá-lo de fan film uma vez que não somos licenciados pela CBS, Axanar tem profissionais trabalhando em frente e atrás das câmeras, com uma equipe inteiramente profissional”.

A princípio, a relação entre o projeto e os detentores dos direitos autorais de Star Trek parecia amigável. De acordo com Alec Peters, um dos responsáveis pela iniciativa, ele teve uma reunião no mês anterior com executivos da CBS e foi aconselhado a “não fazer dinheiro” com a produção, um indicativo de que o projeto teria o aval legal desde que não tivesse fins lucrativos.

Mas o processo aberto na Justiça reverteu esse relacionamento entre as partes. Advogados da CBS e Paramount exigem a interrupção da produção e uma indenização por danos. Em comunicado oficial, as empresas afirmam que “os produtores de Axanar estão fazendo um filme de Star Trek que eles descrevem como totalmente profissional (…). Essa atividade claramente viola nossos direitos autorais sobre Star Trek que, naturalmente, nós iremos continuar a defender vigorosamente”.

Peters não se deu por vencido e prometeu lutar nos tribunais pela sua produção: “nós certamente havíamos nos preparado para isso e certamente iremos defender nosso caso. Há uma série de questões envolvendo um fan film. Esses fan films estão por aí há 30 anos, e outros levantaram um bocado de dinheiro”.