Categorias

Filme prepara a “pegadinha” da década com financiamento coletivo

Essa é uma história tão boa que merecia virar filme. E virou mesmo: It’s All Good não apenas é a jogada de marketing da década, como uma das maiores pegadinhas da história do financiamento coletivo.

O filme arrecadou quase 80 mil dólares em um campanha no Indiegogo em 2014, mas os produtores da FND Films desapareceram sem dar qualquer explicação por mais de dois anos.

Como é infelizmente comum em vários projetos de crowdsourcing, os financiadores entraram em desespero e passaram a imaginar ou que o projeto havia naufragado ou que tudo não passava de um golpe para tirar dinheiro dos incautos. A comédia de ação longa-metragem deveria ter estreado em Junho de 2015, mas nem uma palavra foi publicada pelos responsáveis. Até que duas semanas atrás, foi publicado um vídeo de 40 segundos em que a FND Films explicava que o dinheiro havia acabado com menos de 10% da produção terminada e seria impossível concluir o filme.

Foi o estopim para as mídias sociais da produtora serem inundadas com reclamações e até ameaças de financiadores furiosos com o desfecho do projeto. O assunto chegou a ser mencionado em programa local de televisão da Fox News e o caso parecia se encaminhar para mais uma história de fracasso e alerta para o financiamento coletivo.

Mas era tudo parte do plano: dias depois, a mesma FND Films publicou o trailer oficial de It’s All Good. O filme existe, está pronto e será lançado online em 21 de Outubro. Para surpresa de todos, que até então não sabiam o enredo da tal “comédia de ação”, o longa-metragem narra justamente as estripulias de uma produtora de filmes fictícia que gasta todos os quase 80 mil dólares arrecadados com financiamento coletivo em festas e passeios e não entrega o filme! Confira o trailer:

A FND Films revelou que tudo foi planejado: não só o silêncio por dois anos, como também a perda da “data prevista” de lançamento inicial, o vídeo de desculpas e até mesmo fotos de Instagram publicadas ao longo dos últimos meses e que exibiam produtores e integrantes da equipe se divertindo em viagens para lá de suspeitas. Felizmente, nesse caso, foi tudo uma grande brincadeira de meta-linguagem e agora está tudo bem.