Categorias

Fim dos PCs está próximo?

O futuro será móvel?
Com o anúncio do lançamento simultâneo do Windows 8 para dispositivos ARM e o crescimento explosivo das plataformas móveis, já há quem diga que a era dos PCs está chegando ao fim. Mas Michael Dell garante que os PCs não estão ameaçados.

O CEO da Dell construiu sua carreira em cima do mercado de PCs e não se sente nem um pouco preocupado com o crescimento dos dispositivos móveis, como tablets e celulares de última geração. Segundo ele, se um estudante está indo para a faculdade e só pode escolher um equipamento, ele certamente irá escolher o PC. Em segundo lugar, viria um smartphone (também comercializados pela Dell). E um tablet seria somente a terceira opção.

Michael Dell tem números para apoiar suas afirmações. Segundo análise do IDC, a venda de computadores pessoais desktop no último trimestre de 2011 foi 3,6% superior às vendas do mesmo período de 2010. As vendas de dispositivos móveis, incluindo laptops, feitas pela Dell no final de 2011 foram 2% inferiores ao ano anterior.

O CEO criticou as limitações da plataforma: “Quando os usuários experimentam a internet em aparelhos com telas de 3 ou 4 polegadas, eles vão querer ver mais, ao invés de visualizarem os sites através de um ‘buraco de fechadura’. Então eu penso nesses pequenos dispositivos móveis como criadores da próxima onda de usuários que vão querer equipamentos com telas maiores”.

Mas uma pesquisa recém-publicada da Forrester aponta um cenário promissor para as plataformas móveis. Estima-se que em 2016 haverá um bilhão de smartphones no mundo e que o mercado de aplicativos móveis movimentará 55 bilhões de dólares. Apple, Google e Microsoft estarão atuando fortemente em 90% destes aparelhos e os investimentos na área irão dobrar de crescimento.

.