Categorias

Firefox 51 também alerta sobre formulários inseguros

O novo Chrome não está sozinho em sua luta para reforçar o uso do HTTPS na web: o Firefox 51 lançado agora também alerta os usuários contra formulários inseguros.

Se a mais recente versão do navegador da Mozilla detectar um campo de senha em uma página que não está protegida pelo protocolo mais seguro, aparecerá um ícone de alerta na barra de endereços.

O aviso é bem mais discreto do que aquele adotado pelo Google, mas quebra o paradigma anterior do Firefox. Antes, o navegador exibia um ícone de cadeado verde em caso de conexões seguras ou cadeado nenhum caso a página estivesse sendo servida através de uma conexão HTTP convencional. Com a mudança, o Firefox introduz um terceiro tipo de ícone, um cadeado cortado indicando que há informações sensíveis prestes a serem transmitidas em uma conexão que não oferece a segurança necessária:

alerta-firefox-51

O protocolo HTTPS permite que informações trafeguem entre o servidor e a máquina do usuário escondidas por criptografia. De outra forma, um terceiro localizado no meio do caminho poderia executar um ataque chamado man-in-the-middle, que permite a interceptação de dados sem que a vítima ou o servidor tenham conhecimento. Com as informações criptografadas, as informações ficam protegidas.

Assim como o Chrome, o Firefox no futuro irá exibir o mesmo ícone para todas as páginas servidas através de HTTP para incentivar os desenvolvedores a adotarem o protocolo mais seguro e para alertar os usuários do perigo potencial de que seu tráfego possa ser interceptado.