Categorias

Firefox é ultrapassado pelo Chrome e tem futuro incerto

Problemas, problemas e mais problemas...
Os últimos meses de 2011 não foram dos melhores para o Mozilla Firefox. Segundo estatísticas do Statcounter, o navegador foi ultrapassado em número de usuários pelo Google Chrome. Enquanto o Firefox caiu para o terceiro lugar com 25,23% do mercado, o navegador rival assumiu a segunda posição com 25,69%. O Internet Explorer, da Microsoft, continua na liderança com 40, 63%. No Brasil, o Chrome já é líder absoluto, conquistando 39,81% da preferência dos usuários.

Nos bastidores, a situação do Firefox também não é das melhores: o contrato de patrocínio da busca do Google, responsável por 84% do faturamento do navegador gratuito, terminou no último dia de Novembro. Não há até o momento qualquer confirmação de que este contrato tenha sido renovado e a Mozilla não comenta o assunto.

Analistas do setor também declararam que o novo ciclo de desenvolvimento do Firefox, com novas versões sendo lançadas quase mensalmente, afastaram os clientes corporativos. Segundo o consultor Mike Kaply:

As empresas não podem implementar grandes atualizações de navegador a cada seis semanas (e cada atualização destas é uma grande atualização). Com correções de segurança, há uma expectativa aceitável de que aplicativos web não irão quebrar em razão das mudanças. Com estas versões, não há tal expectativa. Então, um ciclo completo de testes precisa ser realizado com cada lançamento. No momento em que o ciclo de testes está completo e o navegador é implantado, outra versão do Firefox já terá sido lançada e as empresas estarão ultrapassadas outra vez.

Asa Dotzler, Gerente de Produto do Firefox, respondeu que “Empresas nunca foram (e eu sustento que nunca serão) o nosso foco (…) Um minuto gasto deixando um cliente corporativo feliz pode ser melhor gasto tornando muitos usuários comuns felizes“.

.