Firefox - Logo
Categorias

Firefox faz aniversário e nova versão garante mais privacidade

O navegador opensource Firefox, da Mozilla Foundation, foi lançado no dia 9 de Novembro de 2004. Antes conhecido como Firebird (e criado para substituir a famosa Mozilla Suite – pelo menos no que dizia respeito à navegação), o browser evoluiu bastante, e hoje é um dos mais utilizados no mundo todo, perdendo apenas para o Google Chrome. Existem versões do navegador para Windows, Mac, Linux e dispositivos móveis, vale lembrar.

Em comemoração ao aniversário do navegador, a Mozilla lançou uma nova versão, a 33.1, a qual conta com novos e interessantes recursos voltados à privacidade.

Firefox - Logo

Firefox versão 33Dentre as novidades, vale citar logo de início um novo botão, o “Esquecer”. Através dele, é possível apagar cookies, histórico e também eliminar todas as abas abertas, sendo que o usuário pode definir se deseja “esquecer” os últimos 5 minutos, as últimas duas horas ou as últimas 24 horas. Trata-se uma maneira rápida de eliminar rastros, digamos.

Além disso, o novo Firefox possui um novo motor de busca pré-instalado. Trata-se do DuckDuckGo, o qual permite a realização de buscas de forma totalmente anônima, sem rastro algum. Não devemos também esquecer do recurso que abre uma janela privativa no Firefox, é claro, a qual também não grava nenhuma informação relativa à navegação, como histórico, dados digitados na barra de pesquisa, cookies, etc.

O Mozilla Firefox sempre foi uma ótima alternativa ao Internet Explorer. Para muitas pessoas ele continua sendo o navegador preferido, não tendo sido abandonado nem quando o Google lançou o Chrome.

Firefox versão 33Segundo a Mozilla, o Firefox está disponível em mais de 90 idiomas, incluindo versões para desktop e plataformas móveis. O software conta com uma enorme quantidade de extensões, as quais são capazes de ampliar bastante suas funcionalidades.

A Mozilla também está trabalhando com o pessoal do Tor Project, para tornar sua utilização mais fácil e aumentar o nível de segurança e privacidade.