Categorias

Firefox OS: primeiros smartphones chegam às lojas ainda neste ano

Brasil será um dos países a receber o Firefox OS

Depois de mostrar os celulares com Firefox OS voltados para desenvolvedores, a Telefonica/Vivo finalmente apresentou os primeiros aparelhos que serão lançados no mercado. O anuncio aconteceu durante o Mobile World Congress, evento voltado para novas tecnologias voltadas para celulares que acontece em Barcelona

De acordo com a Telefônica, os primeiros aparelhos com o sistema operacional serão lançados no Brasil, Colômbia, Chile, Espanha e Venezuela na segunda metade desse ano e terão parceiros como Alcatel, LG e ZTE. 

Os primeiros aparelhos apresentados foram o ZTE Open e o One Touch Fire da Alcatel:  o primeiro possui tela de 3,5 polegadas com resolução de 480×320. O smartphone terá ainda um processador Cortex-A5, 256 MB de RAM e 512 MB de armazenamento interno. O modelo da Alcatel possui características bem parecidas, tendo apenas um processador single-core de 1 GHz, que é mais rápido e uma bateria maior (1.400 mAh). Ambos terão suporte para 3G e Wi-Fi. 

A Mozilla ainda anunciou que será possível baixar e usar  apps para redes como Facebook, Twitter, Box, SoundCloud, além de jogos da EA. César Alierta, presidente executivo da Telefônica,  afirmou que os aparelhos chegarão às lojas ao preço de US$ 100. 

Além da Vivo, outras 17 operadoras de telefonia também se mostraram interessadas no novo sistema, entre elas a América Móvil, que controla a Claro, e Telecom Italia, dona da TIM.