Categorias

Flappy Bird: Sucesso indie consegue U$ 50 mil por dia em receita publicitária

O jogo para celular mais enigmático e opressivamente difícil da história, Flappy Bird, acabou se transformando em um bom investimento para o desenvolvedor Dong Nguyen. Em uma entrevista com o The Verge, Nguyen revelou que o jogo, que foi colocado na App Store e na Google Play Store há quase um mês, está ganhando, em média, US$ 50.000 por dia com anúncios.

Se você ainda não conhece Flappy Bird, o jogo funciona assim: você toca na tela para impulsionar um pequeno e pixelizado pássaro. Se você bater em qualquer um dos canos verdes em seu caminho, o jogo acabou. O objetivo é simplesmente acumular a maior pontuação possível. O problema? Você provavelmente vai passar uma hora até conseguir chegar em cinco pontos (sim, apenas 5 pontos).

O aplicativo já foi baixado mais de 50 milhões de vezes e acumulou 47 mil comentários na App Store, batendo apps como Evernote e Gmail. Estúdios de jogos para celular geralmente passam meses codificando títulos viciantes e virais, mas Nguyen fez isso em apenas algumas noites quando chegava em casa do trabalho.

Flappy-Bird

“A razão do Flappy Bird ser tão popular é que ele é diferente dos jogos móveis de hoje, e é realmente um bom jogo para competir contra outros”, explicou Nguyen. “As pessoas na mesma sala de aula podem jogar e competir facilmente porque [Flappy Bird] é simples de aprender, mas você precisará de habilidade para obter uma pontuação mais alta”. O aplicativo é compatível com o Game Center da Apple e o Google Play Games, por isso é fácil de comparar os resultados com amigos. Você também pode compartilhar sua pontuação no Facebook e no Twitter.

Na minha própria busca (um tanto quanto obsessiva, admito) para atingir pontuações mais altas, muitas vezes procurei por uma opção de compra para remover os anúncios, que distraem do jogo – porque, como qualquer veterano do Flappy Bird sabe, até mesmo algo tão involuntário como piscar pode causar perdas. Mas Nguyen disse que não tem planos de mudar ou mesmo atualizar o jogo: “Flappy Bird atingiu um estado em que, acrescentar coisas irá arruiná-lo de alguma forma, então eu gostaria de deixá-lo como está”, explicou.