Categorias

Flickr lança premiação para reconhecer e apoiar jovens fotógrafos

Flickr, uma das primeiras redes sociais baseadas na Web dedicadas à fotografia, lançou hoje um novo programa de reconhecimento de jovens fotógrafos emergentes. “Flickr 20under20” foca em fotógrafos da rede social com 20 anos ou menos e premia os 20 melhores.

O novo programa, conforme descrito no blog do Yahoo, é projetado para apoiar e promover a comunidade de fotografia do Flickr.

“Cerca de 15 a 20 anos atrás, para explorar a fotografia você tinha que ser mais velho, ter dinheiro para experimentar, para comprar uma câmera decente e o processo da fotografia era caro”, disse Bernardo Hernández, vice-presidente do Flickr. “Mas hoje, a fotografia explodiu, os dispositivos são portáteis e vemos a experimentação a partir de uma idade muito precoce. Acreditamos que a melhor fotografia virá de uma pessoa que está experimentando em uma idade muito jovem”, disse Hernández.

flicker
Sem título por Alex Currie

A primeira safra de jovens vencedores foi escolhida através de um longo processo de eliminação por um painel de profissionais de fotografia, incluindo Hernández e fotógrafos Lou Nobel, Cuba Gallery e Rosie Hardy. Os vencedores foram selecionados com base na criatividade, talento técnico e força total do portfólio.

Este é o primeiro do que Hernández vê como um processo de prêmio anual para identificar os fotógrafos mais influentes do futuro. “Flickr quer estar com os jovens desde o início e segui-los ao longo dos anos. Eles estão em sua adolescência hoje. Imagine o que eles vão ser capazes de fazer daqui a 15 anos”.

flicker1
Wild Horses por Oliver Charles

Os profissionais de fotografias passaram cerca de quatro meses analisando as contas de jovens membros do Flickr e até chegaram a considerar mais mil vencedores potenciais. Eventualmente, esse número foi reduzido a 20.

Os vencedores recebem reconhecimento, distribuição mundial via Flickr e sessões de apoio com mentores. No futuro, há potencial para exposições, livros, arte impressa e muito mais.

Falando em futuro, Hernández já está pensando em 2015 e pediu que todos os interessados apresentem candidatos em potencial para a premiação do ano que vem com seu nome no Flickr ou URL para: [email protected].