A Forbes, famosa por suas listas de milionários e bilionários, resolveu avaliar o faturamento dos principais YouTubers de todo o mundo. O resultado é uma lista com cifras astronômicas.
Como era imaginado, PewDiePie lidera o ranking com uma renda anual avaliada em torno de 12 milhões de dólares, sem contar impostos e percentuais de agentes e funcionários.
A lista foi elaborada com base em informações fornecidas pelo IMDB, por agentes, por informantes na indústria, advogados, pelos próprios YouTubers ou pelo Nielsen. A Forbes levou em consideração somente o faturamento bruto de cada estrela do YouTube em sua avaliação e chegou a uma seleção de 13 personalidades multimilionárias. Confira a lista completa:
O segundo lugar ficou empatado entre a dupla de humor Smosh e a outra dupla, também de humor, Fine Brothers, mostrando que fazer o público rir é sempre um bom investimento. Em terceiro lugar vem a violinista-sensação Lindsey Stirling, que tomou o YouTube de assalto após ser recusada por gravadoras e provou que seus números de dança e violino tem apelo popular.
A comédia volta a aparecer no quarto lugar com outra dupla, Rhett & Link. Ao contrário dos demais membros da lista, que tem idade média inferior a 30 anos, os dois comediantes tem respectivamente 38 e 37 anos. KSI ocupa a quinta posição e, embora tenha começado sua carreira comentando jogos eletrônicos como PewDiePie, agora ele tenta se reinventar como cantor de hip-hop. Seu primeiro single, “Lamborghini” ficou entre as 30 mais das paradas britânicas em Abril deste ano.
Boa parte dos rendimentos destas estrelas vem da publicidade embutida em seus vídeos. Mas uma fatia cada vez mais significativa vem de contratos com marcas e produtos, além de análises pagas. A maioria deles já está diversificando seu faturamento, com investidas nos ramos do cinema e da música, além do mercado editorial, que já exibe publicações bem-sucedidas de quatro membros da lista da Forbes.
Michelle Phan, especialista em maquiagem, está na sexta posição, com rendimentos de 3 milhões de dólares ao ano. Para ela, o YouTube seria a televisão do futuro e ela precisava construir sua marca na plataforma. Começando com um vídeo de truques de maquiagem em 2007, conseguiu 40 mil visualizações na primeira semana. Hoje possui sua própria linha de cosméticos.