Forças Armadas da Itália migram para o LibreOffice
As Forças Armadas da Itália iniciaram o processo de migração da suíte de produtos Microsoft Office para a alternativa open-source LibreOffice e o formato Open Document.
Com a mudança, o Ministro das Forças Armadas do país afirmou que espera economizar até 29 milhões de Euros, o equivalente a cerca de 116 milhões de reais, nos próximos anos.
A migração foi anunciada no ano passado, vai seguir o ciclo de expiração das licenças atuais contratadas do Microsoft Office e deverá estar totalmente concluída em 2020. Até o momento, cerca de 5000 estações de trabalho já passaram pela transição e não foram encontrados problemas sérios. A meta é ter 75 mil máquinas migradas já no ano que vem e outras 25 mil adotando o LibreOffice nos anos seguintes.
“Nós começamos com uma análise de impacto, uma série de reuniões com o staff, e o treinamento dos instrutores, instaladores e representantes de TI. Nós estamos agora trabalhando com a plataforma de cursos de e-learning do LibreOffice para nossos usuários, que estará disponível através de uma licença coplyleft“, explicou o General Camillo Sileo, que encabeça o processo de migração nas Forças Armadas.
O projeto batizado de LibreDifesa segue as recomendações do LibreOffice Migration Protocol criado pela The Document Foundation, responsável pela suíte de aplicativos open-source. Com a migração, as Forças Armadas italianas esperam também servir de exemplo para iniciativas similares em outros setores da administração pública.
Você pode se interessar

Quanto ganha um programador? Confira uma das maiores pesquisas salariais realizadas no Brasil
Redação - 23 de fevereiro de 2021O Canal Código Fonte TV realizou uma pesquisa salarial com mais de 11 mil programadores brasileiros. Entre os dados coletados é possível analisar a média salarial por: tecnologia, idade, gênero, região, entre muitos outros insights.

Seus dados vazaram. E agora?
Carlos L. A. da Silva - 19 de fevereiro de 2021Seus dados pessoais foram vazados e essa é uma verdade praticamente inevitável. A meta agora é minimizar os possíveis danos e cobrar autoridades.

Entendendo o elemento time em HTML 5
Carlos L. A. da Silva - 5 de fevereiro de 2021O tempo não para, já dizia a canção. E o tempo também faz parte de um conjunto de tags HTML que podem ser muito úteis no seu projeto.
Mais publicações




Deixe um Comentário