Categorias

Forças Armadas dos EUA apresentam sua moto voadora

Depois de dois anos de desenvolvimento, as Forças Armadas dos Estados Unidos apresentaram para o público sua primeira moto voadora.

O hoverbike tecnicamente chamado de Joint Tactical Aerial Resupply Vehicle Model P-200 (ou JTARV) é um quadricóptero com quatro rotores e, no futuro, será capaz de transportar até 362 quilos de carga, sem piloto.

O veículo flutuante é na verdade um grande drone, projetado para ser controlado remotamente e para carregar suprimentos em cenários de guerra, sem nenhuma capacidade ofensiva ou defensiva própria. Em contrapartida, o JTARV pode aliviar o risco de vida envolvido em comboios de transporte, como emboscadas e minas nas estradas. A aeronave pode atingir até 96 quilômetros por hora em um padrão de voo rente ao solo, mas sua bateria por enquanto ainda possui uma baixa autonomia, de apenas 30 minutos de operação.

Confira o vídeo demonstrativo da tecnologia:

Para Tim Vong, um dos coordenadores do projeto, o JTARV é como “uma Amazon no campo de batalha”, em referência aos conhecidos planos da empresa de comércio eletrônico de realizar entregas através de drones. Ele ressaltou que, com essa tecnologia, “em qualquer lugar no campo de batalha, soldados podem potencialmente ser reabastecidos em menos de 30 minutos”.

O desenvolvimento da moto voadora é resultado de uma colaboração entre o Exército dos Estados Unidos e os Fuzileiros Navais com empresas da iniciativa privada. Para Ernesto Garcia Lopez, da divisão de pesquisas das Forças Armadas, o projeto em si  é “uma oportunidade única para nós de demonstrar uma transição impecável entre uma organização das Forças Armadas e outra organização das Forças Armadas e tendo a indústria junta o tempo todo”.