Categorias

Ford disfarçou motorista de banco de carro para fingir que o veículo era autônomo

Parece “pegadinha” da TV, mas era uma pesquisa séria: um carro com o motorista disfarçado como banco circulou pelas ruas de uma cidade norte-americana e equipe de filmagem registrou a reação de pedestres e motoristas.

O objetivo era simular um carro autônomo, enquanto um motorista de verdade conduzia o veículo, e o teste foi resultado de uma parceria entre a Ford e o Instituto de Tecnologia de Transporte de Virgínia.

A Ford tem planos de longo prazo para a tecnologia dos carros inteligentes e planeja colocar um veículo plenamente autônomo nas ruas em 2021. Até lá, pretende descobrir soluções para diversos tipos de obstáculos, entre eles a reação do público e como comunicar as intenções do veículo em trânsito. Além do motorista disfarçado, o carro do teste também trazia um conjunto de leds na parte superior do para-brisa que indicavam possíveis iniciativas do veículo, como aceleração ou paradas. Confira o vídeo:

https://youtu.be/EwujR1ARsog

A legislação norte-americana proíbe testes com veículos completamente autônomos na maioria das vias públicas, mas a Ford conseguiu dar um “jeitinho”: “essa roupa de banco nos permitiu coletar reações do mundo real a um veículo autônomo dirigindo por milhas de vias públicas no norte da Virgínia, sem usar de fato um veículo autônomo”.