Categorias

Fórum Internacional Software Livre de 2017 é adiado para o ano que vem

A crise econômica atingiu com impacto o Fórum Internacional Software Livre de 2017 e o evento foi oficialmente cancelado.

A organização tentou a todo custo realizar a décima-oitava edição do encontro nacional da comunidade de usuários e evangelistas do software livre em Outubro agora, em Porto Alegre, mas não teve jeito.

De acordo com a Associação Software Livre (ASL), responsável pelo evento anual, não foi obtido o financiamento necessário para a realização da edição deste ano. Nos últimos meses, havia sido lançada uma campanha para arrecadar fundos junto aos participantes do encontro, mas a meta necessária não teria sido alcançada. Desde que perdeu o apoio financeiro tanto do governo federal, quanto estadual e até municipal, o Fórum Internacional Software Livre vem lutado para manter seu calendário.

Ainda segundo os organizadores, o patrocínio privado também foi escasso esse ano e há uma forte pressão para se mudar o escopo e a proposta do evento, deixando de lado os objetivos da comunidade de software livre para abraçar temas como empreendedorismo. Entretanto, a ASL garante que irá “perseguir a independência total e absoluta de fornecedores” e, a princípio, a 18ª edição do evento foi adiada para o ano que vem.

“Continuaremos em nosso esforço de captação de doações e patrocínios, assim como continuaremos a organização do temário em conjunto com todas as comunidades que representam esse maravilhoso movimento, mundo a fora”, afirma o comunicado oficial.

Na data originalmente programada para acontecer o Fórum Internacional Software Livre deste ano, de  01 a 04 de Outubro, será realizado em Porto Alegre um debate sobre “O futuro do software livre no Brasil e no mundo”.