Uma especialista afirmou que postar compulsivamente fotos de comida no Instagram pode indicar que o usuário sofra de algum distúrbio alimentar.
A chefe de psiquiatria do Hospital da Mulher da Universidade de Toronto, Valerie Taylor, afirma ter pacientes em tratamento contra o hábito de inserir a comida no centro interações sociais na internet. Segundo ela, a prática de compartilhar fotos de comida, em alguns casos, pode demonstrar a exclusão de outros itens importantes da vida.
O problema é baseado no fato de que as pessoas costumam fotografar momentos importantes para elas, e postar apenas fotos de comida podem representar indícios de que outros elementos sejam secundários para aquele indivíduo. Imagens de comida podem sinalizar uma preocupação excessiva com a alimentação.
Outros pesquisadores vem relacionando o excesso de fotos de comida ao ganho de peso e a obesidade.
Além da questão da saúde, o excesso de fotos de comida também se torna polêmico com relação à etiqueta. Por mais que a pessoa que posta a foto se divirta com as postagens, a prática pode incomodar quem está em volta. Por conta disso, alguns restaurantes já proíbem os clientes de fotografarem seus pratos.