Categorias

França convoca Twitter e Facebook para ajudarem em luta contra o ISIS

O Primeiro-Ministro da França Manuel Valls se encontrou com representantes do Twitter, Facebook, Apple, Google e Microsoft para debater uma estratégia conjunta para reprimir a propaganda extremista do ISIS na web.

O governo francês está pedindo a cooperação das empresas de tecnologia para limitar a presença online de simpatizantes do terrorismo, mas também para desenvolver ferramentas melhores para o caso de novos ataques.

O resultado do encontro por enquanto foi o consenso da necessidade de se criar “uma ofensiva estratégica de contra-discurso que irá mirar especificamente as atividades online” da organização terrorista. Por razões de segurança, as partes envolvidas não entraram em detalhes sobre como e quando essa ofensiva acontecerá.

Após os atentados em Paris no mês passado, a França iniciou uma campanha de conscientização para minimizar o recrutamento de radicais através da Internet. Batizada de “Parem com o Jihadism”, o objetivo da iniciativa é esclarecer os mitos da propaganda pregada pelo ISIS entre a população de origem muçulmana e outros possíveis simpatizantes.

Um novo encontro entre representantes do governo e das principais empresas de tecnologia deve acontecer novamente em Janeiro.