Categorias

Funcionários da Amazon na Itália preparam greve para a Black Friday

A Black Friday promete ser problemática para os consumidores italianos e, principalmente, para a Amazon no país: funcionários do seu maior centro de distribuição da região estão preparando uma greve para essa sexta-feira.

No total, são mais de 500 profissionais que reivindicam aumento para compensar as horas extras, trabalho noturno e sobrecarga que costumam acontecer nesse final de ano.

As negociações anteriores por bônus com a Amazon falharam e os funcionários optaram por cruzar os braços em uma das datas mais importantes do varejo eletrônico para pressionar a empresa. A iniciativa é inédita e os profissionais do centro de logística de Piacenza, no norte da Itália, também prometeram que não vão trabalhar além do horário normal até o dia 31 de Dezembro, em meio à febre das compras de Natal.

Por enquanto, a Amazon não parece preocupado com a crise e garantiu aos consumidores que irá honrar todas as compras e todos os prazos de entrega das vendas realizadas através do site. Com 1.600 profissionais operando em Piacenza, os grevistas representam menos de um terço da força de trabalho.

A Amazon também informou em um comunicado que os funcionários responsáveis pelas operações do centro estão entre os mais bem pagos do setor de logística, além de contarem com benefícios que não estão disponíveis no mercado, como seguro-saúde e treinamento avançado.