Bill Gates está competindo com o Facebook, mas é por uma boa causa: a Bill & Melinda Gates Foundation vai igualar as doações arrecadadas pela rede social em até 2 milhões de dólares durante o #GivingTuesday.
A data especial é celebrada na primeira terça-feira depois do Dia da Ação de Graças e é marcada por gestos de solidariedade de empresas e pessoas, em prol de organizações sem fins lucrativos que buscam o bem-estar social.
A parceria entre o Facebook e a entidade criada pelo fundador da Microsoft e sua esposa não é inédita: no ano passado, já havia sido firmada uma aliança para promover o #GivingTuesday. Mas, em 2016, o Facebook abriu mão apenas de 500 mil dólares da taxa de 5% que cobra em sua plataforma de doações e a Bill & Melinda Gates Foundation bateu somente 900 mil dólares da quantia arrecadada através dos usuários da rede social. No total, foram doados cerca de US$6,79 milhões na campanha.
Desta vez, o Facebook se comprometeu a não cobrar valor algum de todas as doações realizadas em solo americano nessa terça-feira e a entidade filantrópica de Bill Gates subiu seu compromisso para 2 milhões de dólares. O objetivo, é claro, é bater o valor arrecadado no ano passado.
A campanha #GivingTuesday não é limitada ao Facebook ou à Bill & Melinda Gates Foundation e, globalmente, conseguiu levantar US$168 milhões para projetos de solidariedade em 2016 em um único dia. No momento de encerramento desse texto, essa cifra já havia sido batida, alcançando a marca de US$177 milhões em doações em 98 países participantes, faltando ainda sete horas para seu encerramento.
Confira o vídeo oficial deste ano da iniciativa: