Categorias

Fundador do Telegram alega que governo norte-americano queria “porta dos fundos” para aplicativo

O fundador do Telegram Pavel Durov denunciou que ele e seu time de desenvolvedores foram abordados por representantes do governo dos Estados Unidos interessados em uma “porta dos fundos” para a criptografia do aplicativo de mensagens.

Através do Twitter, Durov também insinuou que provavelmente é só uma questão de tempo até que seja descoberto um recurso similar na proteção dos rivais WhatsApp e Facebook Messenger.

O executivo russo revelou que, durante uma visita de uma semana aos Estados Unidos acontecida no ano passado, seus desenvolvedores teriam sido sofrido duas tentativas de suborno para a instalação de uma backdoor nos sistemas de criptografia de comunicação do Telegram e ele mesmo teria sofrido pressão do FBI com o mesmo objetivo. “E isso foi em apenas uma semana. Seria ingenuidade acreditar que você possa conduzir um aplicativo criptografado independente e seguro baseado nos EUA”, completou Durov.

Anteriormente, o fundador do Telegram afirmou que provavelmente já existe uma “porta dos fundos” em aplicativos que utilizam Signal como plataforma de criptografia: “a encriptação do Signal (=WhatsApp, FB) foi financiada pelo governo dos Estados Unidos. Eu prevejo que uma backdoor será descoberta lá nos próximos cinco anos”.

Durov rebateu as acusações de que o Telegram, por ser uma empresa russa, poderia sofrer do mesmo nível de pressão governamental para a instalação de acessos secretos para serviços de espionagem.”Eu saí da Rússia e perdi um negócio de US$3 bilhões lá porque defendi a privacidade dos usuários deles”, explicou. E acrescentou: “a Rússia é tão ruim quanto os EUA como um lugar para se comandar um negócio orientado para a privacidade”.