Categorias

Fundador do WordPress acusa Wix de furto de código

” Wix copiou o WordPress sem atribuição, crédito ou seguir o licenciamento. Os ícones customizados, os nomes das classes, até os bugs”, afirmou na sexta-feira Matt Mullenweg, um dos fundadores do WordPress.

No sábado, Avishai Abrahami, CEO e um dos fundadores do Wix, se defendeu das acusações e sustentou que sua plataforma de publicação foi construída em cima de código aberto e livre.

Não é essa a opinião de Mullenweg, que foi além em sua ira contra a plataforma rival: “Wix vem desde sempre pegando emprestado descaradamente do WordPress – incluindo o nome da sua empresa, que costumava ser Wixpress Ltd. – mas essa gritante cópia e furto de código está além de qualquer coisa que eu já tenha visto de um competidor”, completou sem conter as palavras em um artigo postado em sua página oficial.

O centro da polêmica é o novo aplicativo móvel do Wix, que permite que seus usuários administrem seus sites remotamente. Para Mullenweg, que resolveu experimentar o aplicativo por curiosidade, as similaridades eram preocupantes: “era familiar. Como se eu já tivesse usado ele antes. Acabou que eu já tinha mesmo. Porque é o WordPress”. E resolveu escrever uma carta aberta para a Wix.

Apesar do próprio código do WordPress está em modo GPL, o executivo critica o competidor por não dar crédito nenhum pelo trabalho já realizado e tampouco compartilhar os acréscimos que sua equipe adicionou. No texto, ele afirma que todos que trabalharam no código do WordPress deveriam encarar isso como um cumprimento, porque outra empresa resolveu copiar. E provoca a rival: “nós todos gostaríamos muito de ver que coisas grandiosas vocês criaram com todo o tempo livre que vocês economizaram ao não ter que escrever seu próprio editor móvel”.

Foi o estopim para que Avishai Abrahami tentasse apagar o incêndio no dia seguinte. O cofundador do Wix respondeu com outra carta aberta, onde se diz surpreso com as palavras de Mullenweg e alega que “nem sabia que estávamos brigando”. Ele admite que utilizou parte do código desenvolvido pela WordPress, mas que não apenas é uma fração das 3 milhões de linhas de código empregadas em seu aplicativo, como também esse código era open source e as modificações desenvolvidas pela Wix foram compartilhadas com a comunidade, também em regime open source.

Abrahami foi diplomático e declarou: “vocês caras merecem um bocado dos créditos, mas não por causa de um punhado de linhas de código, vocês merecem créditos porque vocês caras tem tornado a internet dramaticamente melhor, e por isso, nós aqui na Wix somos grandes fãs. Nós amamos o que vocês vem tentado fazer, e estamos trabalhando muito duro para adicionar nossa própria contribuição para tornar a internet melhor”. O executivo ainda propôs um encontro cara a cara com Mullenweb e falou que acredita em competição amigável.

O fundador do WordPress rebateu o rival e insiste que o aplicativo móvel do Wix seja lançado integralmente como GPL e que “não importa se tenha 30 linhas ou 30 milhões de linhas: uma vez que inclui código GPL e você distribui o aplicativo, a coisa toda precisa ser GPL”. Mas, ao final da discussão, aceitou os elogios de Abrahami e deixou aberta a possibilidade de uma reunião para resolver o assunto.