Categorias

Futuramente, usuários poderão emprestar conteúdo através do iTunes

Apple está registrando patente para empréstimos

Futuramente, a Apple pode permitir que os usuários emprestem música, filmes e livros digitais para amigos, através do iTunes. A companhia já está registrando uma patente que permita esse recurso.

Segundo o Apple Insider, os usuários de dispositivos móveis vão poder transferir conteúdo de um aparelho para outro de uma forma que não viole os direitos autorais do produto, através da nuvem.

O fato da Apple estar registrando essa patente não significa necessariamente que a companhia vá empregar essa tecnologia, mas indica que a empresa possui interesse em disponibilizá-lo para os clientes.

O sistema não é novidade nos EUA. A Amazon permite que usuários do Kindle emprestem as versões digitais de seus livros, desde que a editora autorize esse tipo de transação. Isso faz com que um livro digital comprado por um usuário seja vinculado na conta de outro usuário por um período determinado de tempo – uma semana, por exemplo – e depois volte para a conta do proprietário.

A patente da Apple descreve que o processo também poderia ser utilizado para revender conteúdos disponibilizados no iTunes. Dessa forma, o usuário poderia revender conteúdo para outro usuário, e repassar uma parte do pagamento para a loja virtual. Esse tipo de operação, porém, vai depender das condições impostas pela Apple no momento da compra.