Gamer Trials
Categorias

Gamer Trials: plataforma brasileira de testes de jogos oferece descontos e títulos completos

Jogos gratuitos nunca são demais, não é? Pois bem, acaba de ser lançada uma plataforma brasileira para testes de games brasileiros. A Gamer Trials tem como foco (falando aqui a respeito de quem vai participar como testador, é claro) aquele jogador que não apenas gosta de desfrutar de um bom título, mas que também vai além, descobrindo e reportando bugs, glitches e problemas diversos. Tudo isto diretamente para os desenvolvedores.

Trata-se de uma plataforma através da qual os interessados obterão jogos brasileiros gratuitamente para testes, testes estes que durarão em média duas semanas. Cada um dos testes, chamados de “quests”, servirá para que os jogadores forneçam todo o feedback necessário aos desenvolvedores, incluindo provas de que os problemas realmente existem, como por exemplo “capturas de tela, vídeos gravados ou informações dos registros do sistema“.

Obviamente, fica bastante claro, também, que o sistema será útil a jogadores e também às empresas e desenvolvedores, os quais acabarão contando com a ajuda de um público atento e capaz de fornecer um valioso help durante algumas fases do processo de desenvolvimento de um título.

Gamer Trials

Recompensas para os testadores

Os testadores juntarão pontos conforme forem apresentando problemas ou sugestões aos desenvolvedores (problemas e sugestões que forem aceitos pelos responsáveis pelo título, que fique bem claro), e todos os usuários da Gamer Trials que apresentarem pelo menos um bug ou sugestão ganharão um desconto em qualquer título do catálogo da Nuuvem, conhecidíssima plataforma brasileira de distribuição digital de jogos para PC.

Tais descontos começarão em 5% e poderão chegar a até 15% (sendo que eles também serão cumulativos). Além disso, conforme a pontuação, os testadores mais dedicados serão identificados e ganharão jogos completos para PC, dispositivos móveis e outras plataformas.

Missão em andamento

A mais recente “sessão de testes”, ou “quest”, aliás, já foi iniciada. Nela, temos o shmup “In Extremis”, do brasileiro Leonardo Ferreira, o qual se encontra inclusive no Steam Greenlight.

Confira abaixo um trailer do game:

E os melhores testadores de “In Extremis” através da Gamer Trials poderão ganhar os jogos Geometry Wars 3: Dimensions, Battleborn e System Shock 2: veja só, títulos de peso em meio às recompensas.

Eduardo Regis, CEO da Gamer Trials, diz o seguinte a respeito do projeto

A ideia é oferecer o produto primeiro aos desenvolvedores brasileiros, para auxiliar a indústria de desenvolvimento de jogos nacionais, mas podemos testar qualquer jogo. Um desenvolvedor de um jogo que necessite saber a receptividade do público para seu jogo antes do seu lançamento poderá se utilizar de nosso sistema para fazer validações de mecânicas junto ao seu público específico, o que ajudará nas vendas do jogo, ou um game que necessite de dublagem, por exemplo, para localização do jogo, poderá ser testado antes para ver se as vozes escolhidas agradam os jogadores“.

E para as próximas “quests”, já estão definidos dois jogos da Double Dash Studios: Project Neon, que mistura plataforma e puzzle, e Racketboy (ação estilo arcade).

Como utilizar a Gamer Trials

Jogadores/testadores

Os jogadores devem fornecer todo o feedback diretamente para os desenvolvedores. Bugs, falhas de segurança, erros de digitação, travamentos ou outros tipos de problemas devem ser reportados, bem como sugestões visando melhorias (lembre-se das provas que citamos acima).

O interessado em participar deve, antes de qualquer coisa, realizar um cadastro na plataforma. A partir daí, é necessário acessar sua conta pessoal e então clicar em “Quests”, na parte superior da tela, escolhendo a seguir o game e então a opção “Reporte um bug”.

Um formulário deverá ser preenchido a seguir, com as informações pertinentes, e as recompensas recebidas serão listadas também na própria conta do usuário (incluindo os códigos para descontos na Nuuvem ou para games completos).

Desenvolvedores

Já os desenvolvedores interessados deverão utilizar o menu “Para Companhias” (o cadastro é gratuito). Ao final de cada “missão” de testes, todos os relatórios e feedbacks, incluindo análises de dados dos testadores, perfis do público, faixas etárias, regiões, países, etc, serão então disponibilizados.

Confira abaixo o vídeo explicativo da Gamer Trials: