0 Compartilhamentos 684 Views

Games, apps e cursos de tecnologia para crianças de 5 a 10 anos: uma seleção para as férias

19 de janeiro de 2015

Continuando com nossa seleção de games, aplicativos e cursos na área de tecnologia para ocupar a garotada durante as férias, vamos agora abordar uma outra faixa etária.

Existe também muita coisa bacana que pode ser utilizada para divertir e ensinar crianças de 5 a 10 anos durante o período das férias escolares. Jogos, aplicativos diversos, cursos, etc. Ótimas maneiras de fazer com que as crianças mantenham a mente ocupada ao mesmo tempo em que aprendem, brincam, se divertem.

Não deixe de dar uma olhada, por falar nisso, em nossa seleção para a faixa etária “0 a 4 anos”. Alguns dos jogos e aplicativos que constam ali podem também cair no agrado de meninos e meninas entre 5 e 10 anos de idade. Mas vamos lá.

Games e aplicativos

1) Clash of Clans

Clash of Clans

Um dos melhores jogos de estratégia para dispositivos móveis, Clash of Clans é também uma maneira divertida e interessante de iniciar a criançada no universo dos RTSs e similares. O jogador deve cuidar de uma vila, fazer com que ela prospere e também gerenciar recursos. Isto além de melhorar as construções e defesas da vila, claro.

Uma grande variedade de construções pode ser erguida, desde coletores de elixir (um dos principais recursos que devem ser extraídos – necessário para a evolução de quartéis e outros elementos) até minas de ouro (outro recurso também importantíssimo) e armadilhas e estruturas de defesa.

Jogadores reais atacam uns aos outros, a qualquer hora do dia ou da noite, daí a importância de manter a vila sempre atualizada, protegida, cheia de defesas (arqueiros, magos, canhões, morteiros, etc). Os muros também podem (e devem) ser aprimorados, para dificultar a entrada dos invasores, os quais podem vir tanto por terra quanto pelo ar.

Clash of Clans é um título bacana demais, que pode ser baixado gratuitamente para iOS e Android. Só tome cuidado com as compras dentro do aplicativo.

2) Meu Malvado Favorito: Minion Rush

Meu Malvado Favorito: Minion RushMeu Malvado Favorito: Minion Rush, da Gameloft, é um jogo de corrida infinita, um runner, de primeiríssima qualidade. Quem não conhece os fiéis e engraçadíssimos minions do “vilão” Gru? Neste jogo, é preciso utilizar a tela de toque e também movimentar os dispositivos, em algumas fases, para que o minion sob controle do jogador mude de lugar na pista, salte, deslize e realize várias outras manobras enquanto corre.

Diversos itens podem ser coletados durante a corrida, os quais conferem ao personagem poderes bastante especiais (ele pode inclusive virar um gigante que vai “varrendo” tudo pelo caminho). O jogo é bastante inspirado, colorido e com gráficos muito bonitos.

Jogar outros minions para fora da “pista” também aumenta a pontuação, pois, como sabemos, estas pequenas criaturinhas amarelas loucas por bananas estão sempre competindo entre si, sempre brigando, em momentos também muito hilários.

No jogo a criançada também pode correr através de diversos locais vistos no filme, como por exemplo o laboratório do Gru. Baixe gratuitamente para AndroidiPhone, iPad, iPod Touch e Windows Phone.

3) Minecraft – Pocket Edition

Minecraft - Pocket Edition

O fenômeno criado pelo sueco  Markus “Notch” Persson também conta com uma versão mobile, para iPhone, iPod Touch e iPad, além de smartphones e tablets Android e Windows Phone. Neste jogo seus filhos poderão dar asas à imaginação e construir várias coisas.

Não somente isto: enquanto constroem, enquanto brincam com o “Minecraft mobile”, as crianças também desenvolvem o raciocínio espacial, aprendem a planejar e também têm sua criatividade bastante estimulada. A versão mobile de Minecraft inclui os modos criativo e sobrevivência. O jogo custa cerca de 16 reais, e está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

4) Fruit Ninja

Fruit Ninja

A garotada adora colocar as mãos nas telas, não é? Então por que não deixar que elas satisfaçam esta vontade, através de um jogo no qual a habilidade com os dedos é colocada à prova? Fruit Ninja “obriga” o jogador a tocar na tela do smartphone ou do tablet, deslizando os dedos para cortar frutas que vão surgindo juntamente com bombas (as quais não devem ser cortadas, claro).

Aqui o objetivo é fatiar com os dedos diversas frutas: maçãs, melancias, peras, abacaxis, morangos, melões, etc. São diversos modos de jogo e ondas que vão ficando mais difíceis, com cada vez mais frutas sendo lançadas, cada vez mais rapidamente.

Com gráficos e sons bastante agradáveis, Fruit Ninja é uma excelente opção de jogo para crianças entre 5 a 10 anos (e para os marmanjos também, claro). Não é difícil aprender a jogar, o difícil é desgrudar dele, passados alguns minutos. Seus filhos irão adorar. Baixe gratuitamente para Android e iOS.

5) ABC do Bita

ABC do BitaFazer com que os pequenos continuem aprendendo durante as férias também é uma boa ideia. O ABC do Bita é um aplicativo bem interessante. Uma espécie de abecedário eletrônico, repleto de mini-games e atividades que estimulam a alfabetização.

Com gráficos bem chamativos e áudio em português, trata-se de uma excelente companhia para as férias. Baixe gratuitamente para Android e iOS.

6) Dentista Virtual

Dentista VirtualPor que não estimular a garotada a cuidar dos dentes ao mesmo tempo em que se divertem com um jogo colorido e chamativo? O Dentista Virtual é ótimo. No papel do dentista, o jogador deverá realizar diversas tarefas para melhorar a saúde bucal de seus pacientes.

Até mesmo procedimentos como extrações e limpeza dos dentes fazem parte do game, mas sempre de forma leve e descontraída. A jogabilidade é simples, e a diversão é garantida. Baixe gratuitamente para Android e iOS.

7) Cut The Rope

Cut The RopeEspetacular jogo baseado em física. Jogabilidade simples e centenas de fases, além de gráficos bonitos e efeitos sonoros cativantes, fazem de Cut the Rope uma das melhores alternativas para divertir a criançada. O simpático personagem Om Nom deseja se alimentar, e os alimentos sempre se encontram fora de seu alcance.

O papel do jogador é promover seu acesso a eles, então, através de tarefas que envolvem raciocínio e pensamento lógico. Cortar cordas no momento certo, observar como os objetos se movem e então usar os elementos do cenário da melhor forma possível e em benefício próprio, etc. Este é um puzzle de primeira. Baixe gratuitamente para Android e iOS.

8) A Era do Gelo: Vilarejo

A Era do Gelo: Vilarejo

Os simpáticos personagens da série A Era do Gelo em um game com belos gráficos, no qual a garotada terá de ajudar sua vila a crescer. O jogo também conta com diversos mini-games e conforme seu progresso o jogador vai desbloqueando novos tipos de construções e decorações que podem então serem erguidos na vila.

Baixe para Android, iOS e Windows Phone.

9) Red Ball 4

Red Ball 4

Red Ball 4 é um ótimo jogo estilo plataforma no qual o jogador controla uma simpática bola vermelha. Controlar o personagem é bastante fácil: tudo está presente na tela, basta tocar. Para frente, para trás, e saltar.

Durante o gameplay, é preciso saltar, evitar inimigos e usar a força do personagem para empurrar vários obstáculos. Muitas vezes é preciso também lidar com a física. Também é preciso posicionar elementos presentes no cenário de maneira tal que eles ajudem a bolinha a alcançar locais antes inacessíveis. Os gráficos do game são charmosos e coloridos. Baixe para Android e iOS.

10) Subway Surfers

Subway SurfersOutro excelente jogo de corrida infinita, com um visual bastante caprichado. Subway Surfers coloca o jogador para correr e se desviar de diversos obstáculos, incluindo trens em movimento. Subir e correr sobre os trens também é necessário, muitas vezes, tarefa esta que deve ser realizada também sempre com a coleta de itens especiais e moedas em mente.

Baixe gratuitamente para Android, iOS e Windows Phone.

Cursos na área de tecnologia para crianças entre 5 a 10 anos

Aprender

O Instituto iai? conta com diversos cursos voltados à área de tecnologia, incluindo alguns dedicados ao desenvolvimento de games. Alguns, aliás, são adequados à faixa etária de 5 a 10 anos. Confira abaixo:

Meu primeiro game – Scratch

Para crianças a partir de 07 (sete) anos de idade, o “Meu primeiro game” é um curso com carga horária de 12 (doze) horas, que inicia as crianças no mundo da programação e do desenvolvimento de jogos eletrônicos.

A ferramenta utilizada no curso é a “Scratch”, desenvolvida pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology, ou Instituto de Tecnologia de Massachusetts), e durante o curso os participantes terão a oportunidade de criarem seu primeiro game, sendo que este poderá ser inclusive compartilhado através da internet.

Obtenha mais informações através do Instituto iai?:

Finalizando

Fique de olho no Código Fonte, pois em breve publicaremos também uma seleção de cursos, jogos e aplicativos para outras faixas etárias.

Carregando...

Você pode se interessar

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo
Artigos
83 visualizações
Artigos
83 visualizações

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2021

O inglês Clive Marles Sinclair nasceu de uma família de engenheiros. Seu avô foi engenheiro, assim como o seu pai. Com um talento natural pela Matemática e um forte interesse em eletrônica, ele se tornaria uma página importante da popularização da computação em diversas partes do mundo, construindo um legado que se perpetuará por anos […]

A cibersegurança por trás das vacinas
Artigos
195 visualizações
Artigos
195 visualizações

A cibersegurança por trás das vacinas

Carlos L. A. da Silva - 7 de setembro de 2021

Vacinas contra o coronavírus contam com aparato sofisticado de cibersegurança que bateu de frente com tentativa de ação de hackers.

Top 25 comandos do Git
Artigos
334 visualizações
Artigos
334 visualizações

Top 25 comandos do Git

Carlos L. A. da Silva - 28 de agosto de 2021

Git é uma mão na roda para source control, mas pode ficar melhor ainda conhecendo os comandos certos.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro
Artigos
389 visualizações
389 visualizações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro

Carlos L. A. da Silva - 20 de agosto de 2021
10 jogos que todo programador deveria conhecer
Artigos
704 visualizações
704 visualizações

10 jogos que todo programador deveria conhecer

Carlos L. A. da Silva - 1 de agosto de 2021