Crianças
Categorias

Games e aplicativos para crianças de 0 a 4 anos: uma seleção para as férias

Férias escolares são realmente muito boas. Bem, férias são ótimas para todo mundo, não é? Um período de descanso muito bem vindo. Para descansar a mente e o corpo, para recarregar as baterias antes do reinício das aulas (ou do trabalho, no caso dos pais, dependendo do caso).

Crianças e adolescentes nunca reclamam, obviamente, principalmente quando os pais programam viagens e passeios. Sair da rotina é sempre muito bom.

Mas existem outros elementos que podem ser agregados às “receitas de férias”. Elementos que podem ajudar na diversão, que podem acompanhar os passeios e viagens, que podem ajudar a manter a mente “afiada”, a aumentar o conhecimento.

Crianças

Tudo isto de uma forma, quem sabe, mais leve, mais descompromissada. Afinal, ninguém é de ferro. O Código Fonte preparou uma seleção com alguns destes elementos. Com algumas coisas bacanas que podem entreter, ensinar e ajudar crianças e adolescentes a passarem o tempo durante as férias de forma sadia, gostosa, lúdica.

Vamos começar com títulos para crianças entre 0 a 4 anos de idade. Com games, cursos na área de tecnologia e afins (não para crianças nesta faixa etária, claro), aplicativos para smartphones e tablets, etc. Vamos lá:

Games e aplicativos

  • Busuu Kids: disponível para dispositivos Android e iOS, o Busuu Kids é um aplicativo que ensina inglês de forma leve, divertida. As crianças aprenderão jogando, e todos os cenários e figuras da app são bastante simpáticos e coloridos. Após o aprendizado das palavras, a criançada também pode participar de uma revisão, para testar o conhecimento adquirido. O desempenho do aluno é medido através de flores em um jardim: a cada exercício completado com sucesso um regador entrará em cena e fará com que a flor cresça. Baixe gratuitamente para dispositivos Android ou dispositivos iOS (apenas iPad);

Busuu Kids

  • Patati Patatá: esta app conta com vídeos da famosa dupla de palhaços brasileira. 4 acompanham a app e são totalmente gratuitos. Mais vídeos podem ser adquiridos através de compras dentro do aplicativo. Baixe gratuitamente para Android e iOS.

Patati Patatá

  • O Dr. Panda Faz-Tudo: seu filho está sempre por perto quando você vai consertar alguma coisa em casa? Ele quer à todo custo usar sua furadeira, por exemplo? Te ajudar? Este aplicativo oferece um ambiente lúdico para que ele “coloque a mão na massa”, consertando cadeiras, pintando, etc. São 13 tarefas diferentes, que ensinam a criançada a manusear uma série de ferramentas de forma leve e descontraída. Baixe gratuitamente para Android e iOS;

Doutor Panda Faz-Tudo

  • Super Penguins: um jogo para iniciar o seu pequeno no mundo dos jogos de corrida infinita. No controle de um simpático pinguim, a criançada deve desviar de obstáculos, saltar e correr. Tudo isto através de toques e de outros movimentos simples, na tela do dispositivo. Os cenários são bonitos, todos repletos de gelo, e durante a corrida, os pinguins ainda podem coletar itens especiais que fornecem poderes especiais temporários. Baixe gratuitamente para Android e iOS.

Super Penguins

  • Pou: o Pou é um bichinho virtual. Lembra dos Tamagotchi da década de 90? Este aplicativo/game é extremamente parecido. As crianças precisarão cuidar do simpático bichinho marrom, alimentando-o, fazendo carinho, dando banho nele e também brincando com ele. De forma extremamente lúdica, o Pou ensina às crianças noções muito importantes a respeito de cuidados com outros seres vivos. Durante sua “vida”, e conforme os cuidados que recebe, o Pou vai evoluindo, e além disso, o aplicativo conta com uma série de mini-games que são na verdade uma forma de fazer com que a pessoa interaja mais com bichinho. Afinal, ele também precisa brincar, e faz isso junto com o usuário. Baixe gratuitamente para Android. A versão iOS do Pou, para iPhone, iPod touch e iPad, custa US$ 1,99.

Pou

  • Sonic Dash: outro game fantástico para você iniciar seus filhos no mundo dos jogos de corrida infinita, os runners. E, o melhor de tudo, neste jogo eles também entrarão em contato com o icônico Sonic, the Hedgehog, o famoso e simpático personagem criado pela SEGA. Através de cenários belíssimos, a criançada deverá coletar anéis, correr, disparar em alta velocidade, pular e até enfrentar chefões. As interfaces de toque ajudam bastante quando se trata deste tipo de jogo, e, obviamente, as crianças adoram tocar em telas, em tablets, em smartphones. Aqui, portanto, unimos o útil ao agradável, e os pais, é claro, certamente podem acompanhar as partidas, juntinho dos filhos, pois afinal, o Sonic é um personagem que fez parte da infância de muita gente. Baixe gratuitamente para Android e iOS;

Sonic Dash

  • Jogo da memória com animais: este simpático joguinho trás para as telas de smartphones e tablets o famoso jogo da memória. As cartas contêm imagens de animais, os gráficos são muito coloridos e existem 3 níveis de dificuldade. Uma ótima maneira de passar o tempo, trazendo diversão e ajudando a criançada a desenvolver a memória. Baixe gratuitamente para Android;Jogo da memória com animais
  • Desenho: que criança não gosta de desenhar? Este aplicativo é uma ferramenta muito interessante, permitindo que a garotada dê asas à imaginação, desenhando sem limites. Cores podem ser alteradas facilmente, assim como os pincéis. Meninos e meninas podem utilizar cores brilhantes, as cores de fundo também podem ser modificadas, e em telas multi-touch é possível utilizar 3, 4 ou 5 dedos. Imagine só a bagunça e a diversão. O aplicativo ainda conta com recursos sociais, e permite o compartilhamento das obras primas, assim que prontas. Baixe gratuitamente para Android;

Desenho

  • Angry Birds: este é famoso. Muito divertido e engraçado, também, além de fazer com que as crianças participem de desafios que requerem envolvimento com física e lógica. Tudo de forma bem leve, bem engraçada, com personagens carismáticos e bonitos. Lançar os “pobres” pássaros contra as construções dos “malvados” porcos é uma experiência divertidíssima, e os pais podem se envolver, claro, ajudando os pequenos nos primeiros momentos ou quando desafios e mecânicas diferentes forem aparecendo (só não vale “roubar” o tablet ou o celular das crianças por muito tempo, hein?). Baixe gratuitamente para Android e iOS;

Angry Birds

  • Jogo da memória (iOS): apresentamos acima um jogo da memória para dispositivos Android. Pois bem, agora estamos apresentando este, também muito colorido e divertido, para dispositivos iOS (iPhone, iPad e iPod Touch).

Jogo da Memória - iOS

  • Kids Doodle – Movie Kids Color & Draw: de maneira similar ao aplicativo “Desenho” que apresentamos acima, para dispositivos Android, o Kids Doodle – Movie Kids Color & Draw é uma app de desenho que também está disponível para dispositivos iOS. Ele conta com mais de 10 pincéis e também permite a criação de desenhos “brilhantes”. Baixe gratuitamente para iPhone, iPod e iPad.

Kids Doodle

  • Turma da Galinha Pintadinha: outro aplicativo para deixar a garotada em polvorosa. A app da Turma da Galinha Pintadinha conta com diversos clipes, álbum com imagens para pintar e quebra-cabeças. Baixe gratuitamente para Android e iOS;

Enfim, as opções são bem bacanas, não? A seleção acima pode ajudar pais, tios, avós, etc, a alegrarem as crianças e a mantê-las ocupadas com títulos que ensinam e divertem.

E aguarde! No próximo artigo falaremos a respeito de games, aplicativos e cursos de tecnologia e afins para outras faixas etárias, também para as férias!