Categorias

Geórgia implementa sistema de reconhecimento facial nas ruas

Enquanto a Disney “brinca” de reconhecimento facial, o governo da Geórgia trouxe a tecnologia para um nível inédito de monitoramento do Estado: está implementando uma rede nas ruas de suas principais cidades.

A rede neural desenvolvida pela NEC Corporation está conectada com câmeras de vigilância comuns espalhadas nas ruas e será capaz de detectar indivíduos suspeitos em tempo real, comparando as faces com listas prévias.

Parece cena de filme de ficção-científica, mas o sistema de reconhecimento facial já está entrando em operação em diversos centros urbanos do país da Europa Oriental, incluindo a capital Tbilisi. De acordo com a NEC Corporation, seus algoritmos foram ajustados para levar em consideração diversos fatores como qualidade da imagem, posicionamento da câmera, iluminação, velocidade de movimento do indivíduo, tamanho e ângulo da face sem necessidade de câmeras especiais.

“Ao oferecer sistemas de vigilância urbana que foram aperfeiçoados com tecnologia de reconhecimento facial, nós estamos contribuindo para a prevenção proativa de crimes e eficientes investigações criminais”, celebrou Tomoki Naka, Diretor de Gerenciamento da  NEC. A iniciativa faz parte do projeto “Cidade Segura, Região Segura, País Seguro”, do governo da Geórgia e, por enquanto, conta com 400 câmeras dedicadas espalhadas pelas cidades, mas a meta do programa é a instalação de “dezenas de milhares” no futuro próximo.