Categorias

Gigante de buscas chinesa anuncia produto para competir com Google Glass

Baidu Eye é a resposta chinesa ao Google Glass

Mais uma concorrente chega para desafiar o Google: a gigante de buscas chinesa Baidu confirmou rumores de que está desenvolvendo um produto de tecnologia portátil usável parecido com o Google, chamado inicialmente de “Baidu Eye”. A empresa disse que não tem nenhum lançamento para consumidores previsto ainda.

Diversos sites e jornais chineses informaram nesta semana que o Baidu estaria supostamente tentando entrar na corrida contra o Google e agora Kaiser Kuo, diretor de comunicações da empresa, confirmou que um protótipo está em desenvolvimento, entretanto, seu lançamento público ainda está sendo estudado: “é verdade que estamos trabalhando em algo, mas não necessariamente será para um lançamento no mercado”, disse o executivo.

Kuo disse que o dispositivo é “uma das muitas experiências internas” que o Baidu está experimentando, por isso não poderia revelar cronograma ou detalhes de preços. O dispositivo, como o Google Glass, utiliza entradas de som e visual, podendo ser usado para uma série de coisas, de acordo com o executivo. 

O executivo ainda sugeriu que o usuário poderá tirar fotos de objetos, monumentos e paisagens para saber mais sobre eles através do Baidu Eye: “nós entendemos que o texto não é sempre a melhor maneira de pesquisar”, disse ele, ressaltando que o senso de visão, som e outras são mais naturais. Essa ênfase na pesquisa e informação é um pouco diferente do Google, que está fazendo a sua rede social, Google+, uma parte fundamental de sua nova tecnologia.

Além do Baidu Eye, a gigante chinesa, que domina 70% do mercado de pesquisas chinês, também já planeja explorar outros tipos de equipamentos tecnológicos usáveis, como relógios.