Fontes próximas ao serviço de pesquisas Giphy revelaram que a empresa está prestes a testar uma modalidade de GIFs animados patrocinados.
A ação permitirá que empresas e marcas criem GIFs especiais que serão sugeridos aos usuários em resultados de determinadas pesquisas.
O que antes poderia ser definido como uma brincadeira, acabou se tornando um dos pilares das conversações de internautas e a base do império construído pela Giphy. A startup de Nova York fundada há menos de quatro anos foi avaliada em 600 milhões de dólares em Novembro do ano passado, mas, na época, faltava um modelo de negócios que justificasse o interesse dos investidores. Ao que tudo indica, a gigante dos GIFs pode ter encontrado uma forma de monetizar sua influência.
Atualmente, o Giphy conta com 200 milhões de usuários diários, seja através do seu site ou de seu aplicativo dedicado. Mas os GIFs oferecidos pelo serviço também se tornaram onipresentes em outras plataformas, integrados com Facebook Messenger, Slack, Tinder, Twitter e outros. Com a oferta de GIFs patrocinados, a empresa abre espaço para publicidade sem perder o foco em seu principal produto.
De acordo com as fontes consultadas pelo site TechCrunch, um usuário pesquisando, por exemplo, pelos termos “segunda-feira” ou “manhã”, poderia ser contemplado com um GIF patrocinado da cadeia de cafeterias Starbucks no topo dos resultados. Da mesma forma, uma pesquisa por “brinde” ou “festa” poderia oferecer GIFs patrocinados por uma marca de bebida como primeira opção para os usuários.
Por enquanto, não há uma confirmação oficial sobre a implementação desse modelo publicitário.