Categorias

Gmail está funcionando novamente na China

Tão misteriosamente como começou, terminou o bloqueio do Gmail na China. Mensagens que estavam paradas no envio foram disparadas e mensagens que não tinham chegado, finalmente apareceram nas Caixas de Entrada.

A proibição irrestrita do Gmail no país asiático chegou a ser cogitada como uma das hipóteses para os quatro dias onde o serviço de e-mail do Google simplesmente parou por completo. As autoridades chinesas negaram ter qualquer envolvimento no caso, assim como os representantes do Google. Oficialmente, não há explicações para o hiato.

O retorno ainda não é total, com usuários reclamando de atrasos e outros afirmando que o bloqueio permanece. Entretanto, para a grande maioria, tudo parece ter voltado ao normal para o Gmail na China. O próprio Google divulgou um relatório onde mostra um crescimento de tráfego nas últimas 24 horas depois de vários dias sem funcionamento.

O governo chinês exerce assumido controle sobre a Internet no país, censura conteúdo e serviços politicamente indesejados para o regime. A barreira censora foi batizada de Grande Firewall da China, uma referência tecnológica à Grande Muralha física que foi construída no passado para impedir a entrada de inimigos em seu território.