Gmail
Categorias

Gmail está testando sistema de respostas automáticas

A partir desta semana, o aplicativo Inbox do Gmail será capaz de criar sozinho respostas automáticas para os e-mails que os usuários recebem.

Batizada de Smart Reply, a funcionalidade irá utilizar Inteligência Artificial para reconhecer o contexto das mensagens originais e criar respostas rápidas sem a intervenção humana.

O sistema irá gerar três opções que ficarão armazenadas como Rascunho na conta do usuário. De acordo com o comunicado oficial, a ideia é oferecer uma resposta curta para mensagens que exigem urgência, para selecionar e enviar imediatamente, ou uma introdução para e-mails mais longos que o remetente precisa elaborar com calma.

As respostas são geradas em linguagem natural usada por humanos, mas são resultado do aprendizado da máquina e de algoritmos desenvolvidos pelos pesquisadores do Gmail após anos de análise de mensagens. O sistema também promete se aperfeiçoar quanto mais for utilizado, aprendendo com as opções que forem selecionadas e também com as que forem ignoradas pelo usuário.

A novidade estará disponível até o final da semana na versão em inglês do aplicativo, tanto para Android quanto para iOS. Por enquanto, não há uma previsão de implementação do recurso para outras línguas.