Categorias

Gmail passa a exibir alerta contra phishing no Android

Depois da catastrófica campanha de phishing que aconteceu essa semana, o Google resolveu tomar uma atitude mais contundente para proteger os usuários do Gmail de ataques similares.

O aplicativo para Android do Gmail passará a exibir alertas quando um link suspeito aparecer em mensagens e for clicado, avisando o usuário que o destino pode não ser o que o usuário está imaginando.

A mensagem é clara: “o site que você está tentando visitar foi identificado como uma fraude, com a intenção de enganar você a fornecer informações sensíveis, pessoais ou financeiras”. O alerta não bloqueia o link e a decisão final cabe ao usuário. O Google ainda disponibiliza uma opção para que o usuário reporte a existência de um falso positivo, ou seja, quando o algoritmo de proteção erroneamente classifica como phishing um endereço legítimo.

gmail-phishing

“Enquanto nem todos os emails afetados serão necessariamente perigosos, nós encorajamos você a ser mais cuidadoso ao clicar em links em mensagens das quais não se tem certeza. E com essa atualização, você terá outra ferramenta para tomar esse tipo de decisões”, informa o Google no anúncio da nova funcionalidade do aplicativo.