Categorias

GoDaddy bane domínio de site neonazista

O registrador de domínios GoDaddy, um dos maiores do mundo, confirmou o banimento do domínio até então utilizado pelo site neonazista Daily Stormer.

O site auto-proclamado “O Mais Genocida Site Republicano do Mundo” foi um dos responsáveis pela organização do evento que uniu diferentes facções da direita norte-americana na cidade de Charlottesville, nesse final de semana.

A presença de movimentos neonazistas, antissemitas, racistas e xenofóbicos culminou na morte da ativista política Heather Heyer, que protestava contra a manifestação. O site Daily Stormer imediatamente publicou um artigo ofensivo à vítima, onde a classificava como “uma vadia gorda sem filhos de 32 anos”. Foi a gota d’água para o GoDaddy tomar uma atitude e suspender o registro do domínio por violação dos termos de uso do serviço.

“Nós informamos o The Daily Stormer que eles tem 24 horas para mudar o domínio para outro registrador, na medida em que eles violaram nossos termos de uso”, informou um porta-voz da GoDaddy à imprensa. “Se nenhuma ação for tomada após 24 horas, nós iremos cancelar o serviço. Dado que seu artigo mais recente vem na imediata esteira de um ato de violência, nós acreditamos que esse tipo de artigo poderia incitar uma violência adicional, o que viola nossos termos de serviço”, completa o comunicado.

Para muitos, entretanto, a atitude do GoDaddy chega tardiamente. Entidades de direitos humanos e ativistas políticas vinham denunciando há meses as atividades do The Daily Stormer para o serviço, assim como sua disseminação de discurso de ódio. O site de conteúdo neonazista tinha o domínio registrado com a empresa há cerca de quatro anos.