Minecraft
Categorias

Golpe para Android usa aplicativos falsos de Minecraft

Especialistas descobriram mais de 30 falsos aplicativos do tipo ‘scareware’ na Google Play. O golpe teria infectado mais de 600 mil usuários da loja online do Android.

Pesquisadores do Laboratório da ESET, fornecedora de soluções de segurança, descobriram que existem mais de 30 aplicativos falsos de Minecraft disponíveis para download na loja online do Google. E o pior: Todos contém scareware, software malicioso cujo objetivo é direcionar o usuário para um site de golpes.

minecraft-relax

 

O scareware foi identificado como Android/FakeApp.AL e, quando baixado, todos os falsos apps se comportaram de forma semelhante: Modificam o nome do ícone do aplicativo e, ao clicar no jogo, a tela inteira fica coberta com banners de anúncios, sem que os usuários consigam fechá-la.

Após ser notificado sobre o problema pela ESET, o Google comunicou que removeu os conteúdos nocivos de sua loja de aplicativos.

Mas a velocidade de propagação dos golpes ainda preocupa: “Nos últimos nove meses, cerca de 3 milhões de usuários da Google Play baixaram os aplicativos falsos”, aponta Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET.

“O que mostra a vulnerabilidade dos dispositivos móveis e a importância de utilizar soluções de proteção específicas para esse tipo de equipamento e mantê-las sempre atualizadas”, advertiu Di Jorge.