Categorias

Golpe usa WhatsApp para infectar dispositivos móveis

O WhatsApp é o aplicativo mais popular entre os brasileiros, mas não possui suporte a videochamadas e o recurso não está ainda nos planos do Facebook.

Mas um golpe novo na praça está prometendo ativar a funcionalidade no WhatsApp se a vítima clicar em um link enviado em uma mensagem dentro do aplicativo.

O alerta foi feito pela Kaspersky Lab, divisão de detecção de novos malwares da empresa de segurança, que também aponta que a ameaça foi criada no Brasil e está se espalhando rapidamente. Ao utilizar os contatos do próprio usuário para se disseminar, o golpe chega através de uma mensagem contendo um link para a “ativação” das videochamadas.

Ao receber a mensagem de um contato, o usuário é induzido a acreditar que ela é autêntica. Clicando no link, a vítima é transferida para um formulário que solicita informações pessoais, como número de telefone. Esses dados, de acordo com a Kaspersky, podem ser utilizados em fraudes ou novos golpes no futuro.

Mas o ataque não para por aí. Quem cai no falso cadastro é instruído a convidar mais dez amigos para que possa “desbloquear” as videochamadas do WhatsApp. Com essa tática de engenharia social, o golpe se alastra.

Na terceira fase do esquema, a vítima é conduzida para uma outra página repleta de ofertas de aplicativos de origem duvidosa e que podem conter malwares que comprometem a segurança de seu dispositivo móvel. As ofertas são customizadas de acordo com o sistema operacional do usuário e os golpistas demonstram estar preparados para enganar usuários de iOS, Android e Windows Phone.