cybercrime
Categorias

Golpistas roubam 1.400 caixas automáticos no Japão em 2 horas

Em uma ação inédita, 1.400 caixas automáticos em todo o território japonês foram utilizados para realizar 14.000 saques ilegais em 2 horas no início deste mês.

O crime espetacular só foi revelado nesse Domingo pelas autoridades que investigam o caso e afirmam que o golpe só foi possível graças a um vazamento de dados de um banco da África do Sul.

O ataque coordenado utilizou 1.600 cartões clonados de contas do banco afetado e um número ainda não identificado de assaltantes. O grupo percorreu 1.400 caixas eletrônicos em lojas de conveniência, em diversas regiões do país, em um espaço de tempo de cerca de 2 horas e realizou 14.000 saques de 100 mil yens, o limite de saque diário por conta no Japão. No total, o golpe custou 1,4 bilhão de yens, em dinheiro, o equivalente a mais de 45 milhões de reais na cotação de hoje.

A polícia apurou que o crime cometido no dia 15 de Maio envolveu mais de 100 criminosos em uma operação extremamente profissional, espalhados por Tóquio e outras 16 municipalidades. No momento, as autoridades japonesas estão trabalhando em conjunto com a polícia sul-africana para rastrear a origem dos cartões clonados e identificar os responsáveis pelo assalto.