Categorias

Google abre central de processamento de nuvem em São Paulo

O Google inaugurou na cidade de São Paulo nessa terça-feira sua primeira central de processamento de dados para nuvem na América do Sul.

Batizada de Cloud São Paulo, o objetivo é consolidar a estratégia da empresa para competir no mercado de nuvem a nível mundial, oferecendo menos tempo de latência na região e preços em reais.

“Não estamos trazendo apenas a parte de storage e billing, mas um conjunto completo de serviços para a região do Brasil. De infraestrutura, como subir máquinas e colocar bancos de dados, e conexão com outras regiões, que vão permitir aproveitar o processamento todo o grid da Google, como Machine Learning”, explicou Fabio Andreotti, diretor de Google Cloud Platform para o Brasil, durante a inauguração ontem. “Estamos preparados para competir mais do que de igual para igual”, respondeu em relação às rivais Amazon e Microsoft.

Com a abertura do Cloud São Paulo, o Google passa a contar com serviços em nuvem em 12 regiões, 36 zonas e mais de 100 pontos de presença, consolidando um investimento mundial de US$30 bilhões, realizados nos últimos três anos.

Para as empresas brasileiras, o Google chega trazendo uma alternativa de serviços mais econômica e com um tempo de latência bastante inferior à concorrência. A meta é atingir empresas de todos os portes, com possibilidades de uso de nuvem pública, privada, híbrida ou multicloud. O Cloud São Paulo é o primeiro do gênero a oferecer preços na moeda local, com emissão de fatura local e com impostos já incluídos. Gigantes como iFood, SulAmérica, EasyTaxi, UOL Diveo e Caixa Seguradora já estão confirmados entre seus primeiros clientes.

“Com a chegada dessa infraestrutura hoje não há mais nenhuma diferença para que as grandes empresas não venham usar nossa infraestrutura”, comemorou Andreotti. O executivo também revelou que já está em processo de negociação de uso dos serviços da Cloud São Paulo com grandes bancos brasileiros.