Categorias

Google abre centro de pesquisa em Belo Horizonte

O Google inaugurou nessa segunda-feira em Belo Horizonte um centro de pesquisa e desenvolvimento que será a primeira unidade do tipo aberta na América Latina.

O Centro de Engenharia ocupa uma área de 4 mil e oitocentos metros quadrados onde trabalham 110 profissionais e a meta do Google é dobrar esse número de pesquisadores nos próximos anos.

A unidade é comandada pelo engenheiro Berthier Ribeiro-Neto, que vê a implantação do centro como um triunfo: “Esse crescimento é fundamental para propiciar oportunidades de trabalho para os novos talentos da engenharia brasileira”. É a consolidação de um longo relacionamento do Google com a cidade: a empresa tem uma sede em Belo Horizonte desde 2005, quando comprou a empresa brasileira Akwan Information Technologies, a primeira aquisição do Google fora dos Estados Unidos.

A Akwan havia sido formada no ano 2000 por professores do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e era especializada em buscas no mercado corporativo. Foi a semente que se tornou hoje o Centro de Engenharia do Google na capital mineira, dedicado a aperfeiçoar a qualidade dos resultados do motor de busca a nível mundial.

Ribeiro-Neto estava lá na fundação da Akwan e revela os motivos da aquisição: “O Google adquiriu a empresa pelo capital humano. Ele viu que havia um grupo de acadêmicos com conhecimento profundo sobre tecnologia”. Hoje, a equipe original faz parte do DNA da nova unidade do Google e está pronta para continuar expandindo: “Uma web que muda tão rapidamente requer um trabalho constante de melhoria de nosso mecanismo de busca”, afirma o Diretor de Engenharia.

google-bh

O Centro de Engenharia do Google já está com vagas abertas para profissionais que queiram se juntar à equipe. E se você ficou interessado em conferir como ficou bonito o novo escritório, o próprio Google criou uma visualização das instalações em 360º, usando a tecnologia do Street View.