Categorias

Google abre o código do Chrome para iOS

O Google anunciou nessa semana que o código-fonte da versão do Chrome para iOS está disponível em código-aberto através do Projeto Chromium.

O objetivo dessa iniciativa é facilitar a descoberta de bugs e vulnerabilidades na versão do navegador para a plataforma e acelerar sua evolução com a contribuição de voluntários.

Embora o Chrome esteja em regime de open source de longa data, a versão para a plataforma móvel da Apple estava ausente do repositório liberado para o público. O motivo para essa lacuna até agora era o nível de complexidade exigido para conseguir fazer com que o navegador atendesse às exigências técnicas para rodar no iOS: para funcionar nesse ambiente, era necessário que o Chrome fosse executado em cima de uma camada de Webkit.

Para inserir o Chrome para iOS no Projeto Chromium, o Google teria então que oferecer também suporte para o Webkit, além de seu próprio motor de renderização Blink. Entretanto, com a evolução da versão do navegador para iOS, os desenvolvedores implementaram um modelo mais próximo do Chromium para poder introduzi-lo no repositório.

Com a chegada do Chrome para iOS no Projeto Chromium, pode se esperar uma evolução mais rápida do navegador, assim como o eventual surgimento de navegadores alternativos baseados em suas soluções para um futuro a médio prazo.