O Google atualizou seus termos de serviço nessa segunda-feira (14) para explicar suas práticas de escaneamento de e-mails que são feitas para fornecer aos usuários resultados de busca personalizadas e publicidade adaptada.
Na versão mais recente de seus termos de serviço, o Google adicionou um parágrafo explicando que o escaneamento de e-mail é feito automaticamente quando a mensagem está sendo entregue e quando ela finalmente chega aos seus servidores:
Nossos sistemas automatizados analisam os conteúdos (incluindo e-mails) para fornecer-lhe produtos com características pessoais relevantes, bem como resultados de busca personalizados, publicidade sob medida e detecção de spam e malware. Esta análise ocorre quando o conteúdo é enviado, recebido, e armazenado.
Um porta-voz do Google disse ainda que a lógica por trás da atualização é para tornar as práticas da gigante mais claras para os usuários: “Queremos que nossas políticas sejam simples e fáceis para os usuários entenderem. Essas mudanças vão dar às pessoas ainda mais clareza e são baseadas no feedback que temos recebido ao longo dos últimos meses”, disse.