O serviço Chrome Remote Desktop, do Google, foi lançado pela primeira vez em 2011 e agora está chegando aos dispositivos móveis.
Nessa quarta-feira (16), a empresa lançou um aplicativo para Android que permitirá que usuários acessem seus computadores desktop através de uma aplicação web do Chrome para Mac, PC e Linux ou através do próprio Chrome OS.
Uma vez que você configurar sua máquina principal, é possível iniciar o aplicativo Android para se conectar a ele. GigaOm informou há poucos dias que o aplicativo estava em fase de testes, mas agora está disponível para qualquer pessoa com um smartphone ou tablet Android. Não há data para uma versão iOS ainda, mas o Google diz que ela virá ainda neste ano.
Desde o lançamento do Chrome Remote Desktop, o Google tem adicionado cada vez mais formas de conectar computadores desktop com outros dispositivos: O Hangouts ganhou um recurso de desktop remoto em meados de 2013, e o Chromecast puxa abas do Chrome para uma TV com um mínimo de esforço.
Outras empresas também têm oferecido aplicativos similares, incluindo a Microsoft, que acrescentou suporte nativo de desktop remoto no Windows 8 e lançou aplicativos para iOS e Android no final de 2013.