Categorias

Google revela aplicativo de mensagens e compartilhamento de interesses

O Google revelou no final da tarde de segunda-feira um novo aplicativo de mensagens e compartilhamento de conteúdo que vai combinar o poder de seus diversos serviços.

Batizado de Spaces, a ideia é criar ambientes digitais, salas isoladas de conversação, onde o usuário e seus convidados possam se reunir e debater tópicos do mesmo interesse.

O aplicativo foi desenvolvido para permitir a criação de pequenos grupos e acabará se tornando um competidor direto para os grupos de WhatsApp ou do Facebook Messenger. É uma nova tentativa do Google de capturar o momento das redes sociais, depois das investidas frustradas do Google Wave, Google+ e o novo Google+, de quem o Spaces acaba pegando emprestadas algumas funcionalidades.

Ao contrário de seus competidores, o Google Spaces se integra com diversos serviços do próprio ecossistema Google, como a busca, o YouTube, o Google Fotos e o conteúdo do Chrome, que podem ser pesquisados e compartilhados dentro do aplicativo, sem que o usuário precise sair de sua interface. Uma estratégia similar de tornar sua busca mais onipresente porém menos isolada foi adotada com o recém-lançado Gboard, o teclado para iOS.

Praticidade parece ser o lema do Google Spaces. Com um toque se cria um novo “espaço”, ou grupo. Participantes podem ser convidados por email, mensagem ou recado em redes sociais. Uma vez dentro do espaço, existe uma área na parte inferior da interface que permite com apenas um toque que sejam publicados links, imagens e outros conteúdos pesquisados. O que está sendo discutido no espaço entre os outros participantes é facilmente visualizado em outra área da tela.

O novo aplicativo será colocado à prova pelo próprio Google durante sua conferência para desenvolvedores nesta quarta-feira, a Google I/O. Durante o evento, cada sessão terá seu próprio “espaço” criado dentro do sistema para que sejam debatidos os tópicos abordados na conferência entre o público e seus participantes.

O Google Spaces já está disponível para Android e iOS e também pode ser acessado na web, por qualquer um com uma conta Google.