Categorias

Google apresenta concorrente para o Windows

Novo rival do Microsoft
Chrome OS foi feito com base na internet e vai funcionar em netbooks

Depois de um ano e meio de espera, o Google apresentou nesta terça-feira (7) o seu rival para o Windows, da Microsoft, o sistema operacional mais usado no mundo.

Chamado Chrome OS, o programa foi totalmente desenvolvido com base em recursos de internet. Com isso, segundo a empresa, a máquina consegue trabalhar mais rápido: configurar o computador que funciona com o sistema dura apenas um minuto e tirar a máquina do modo de espera leva “milissegundos”. Para ligar, a expectativa é que o sistema comece a funcionar em dez segundos.

Além disso, os dados do usuário (como aplicativos, documentos e configurações) serão armazenados em um servidor externo, e não no próprio computador. Com isso, se a pessoa perder a máquina ou não estiver com a sua no momento, é possível se conectar a outro netbook que também rode com o Chrome OS e recuperar essas informações.

Em princípio, netbooks (computadores portáteis voltados principalmente para o acesso à internet e que não são tão potentes) é que serão equipados com o novo sistema. As máquinas vão dar acesso à internet por Wi-Fi e também por 3G.

De acordo com o Google, ainda não há data para lançamento dos computadores no Brasil. Internacionalmente, a empresa negocia com Acer e Samsung para oferecer netbooks com o sistema em meados de 2011.

Antes disso, a empresa vai fazer um teste piloto para algumas como American Airlines e Kraft Foods. “Internautas comuns” também vão poder participar dos testes, por meio de uma promoção para usuários do navegador de internet Chrome. Não foram divulgadas informações sobre preços.

Empresa lança loja virtual

O Google revelou sua nova loja online de games, notícias e outros aplicativos nesta terça-feira (7), como parte da estratégia para conquistar uma participação maior na nova geração de mídia e entretenimento da internet.

A produtora de games Electronic Arts fez uma demonstração de um jogo que estará disponível na chamada Chrome Store (loja do Chrome, em português)”, que será inaugurada em breve. A loja virtual também venderá aplicativos de notícias do jornal The New York Times e da National Public Radio.

Executivos do Google disseram, em San Francisco, que o navegador Chrome já tem 120 milhões de usuários. Em maio, o browser do Google contava com apenas 70 milhões de usuários.

A Apple afirmou em outubro que também iria abrir uma loja virtual de aplicativos para seus computadores Macintosh, em busca de replicar o sucesso da “app store” para o iPhone. O site deve ser lançado no começo do ano que vem.

Com informações de R7.