Categorias

Google assina acordo para colocar sensores diretamente nos seus olhos

O Google e a gigante farmacêutica suíça Novartis anunciaram nesta manhã um acordo para colaborar no desenvolvimento de uma lente de contato inteligente, revelada pelo Google X em janeiro.

Utilizando sensores não-invasivos, a lente promete analisar fluidos lacrimais dos olhos para fornecer medições constantes dos níveis de glicose no sangue de uma pessoa. Eles podem ser enviados para um dispositivo móvel via conexão sem fio e ajudar diabéticos a controlar a doença com mais facilidade.

lentes-de-contato-inteligentes-google

Novartis já licenciou a tecnologia e, através de sua subsidiária de atendimento oftalmológico, a Alcon, a empresa vai desenvolvê-la como um produto comercial. O co-fundador do Google, Sergey Brin, disse que a gigante está “muito animada para trabalhar com a Novartis [no uso] da mais recente tecnologia de miniaturização eletrônica para ajudar a melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas”.

Além dos benefícios potenciais para pessoas que sofrem de diabetes, Novartis vê potencial para esta tecnologia também ajudar a “restaurar o autofoco natural do olho” por meio de aplicações mais avançadas, como a implantação da lente direta.

Por enquanto, as empresas ainda não sabem quando o produto será lançado.