Categorias

Google atualiza plataforma em nuvem App Engine

Google atualizou o App Engine
Google atualizou o App Engine

O Google App Engine lançou uma nova versão de sua plataforma em nuvem, oferecendo memcache dedicado que permite aos desenvolvedores comprar memória de data caching para seus aplicativos, ao custo de US$ 0,12 por GB/h. O novo serviço vem em adição aos novos recursos do GAE 1.8.2 assim como um suporte melhor ao Git e mais integrações com o PHP.

O novo recurso de memcache permite que o usuário reserve mais dados e espaço em disco, o que permite reduzir os custos de Datastore e torna os aplicativos mais rápidos. Quando os dados estão na memória do aplicativo, não existe tempo de espera de retorno de dados do servidos.

O Google sempre compartilhou memcache, o que permitia armazenar dados para uma performance melhor. Mas, especialmente com os apps de larga escala, os desenvolvedores precisam de um controle maior. Esse parece ser o caso, por exemplo, do Snapchat, que utiliza o memcache dedicado para o popular serviço de compartilhamento de fotos para aumentar a taxa de hits e reduzir os custos associados ao Google Datastore.

No GAE 1.8.2, o Google incrementa os recursos de execução em PHP com uma maior integração de armazenamento. Também foi implementado um plug-in de “arrastar e soltar” para o WordPress, que inclui suporte para utilizar o Cloud Storage para armazenar conteúdo, e a Mail API para enviar notificações. A companhia também atualizou a interpretação do Python, da versão 2.7 para o 2.7.5, que foi lançado recentemente.