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Google bane Flash do AdSense

Mais um prego no caixão do Flash acaba de ser martelado e desta vez foi pelo Google: o gigante das buscas e da publicidade não aceitará mais anúncios no formato a partir de 30 de Junho.

Os anunciantes que quiserem publicar anúncios animados ou dinâmicos através do Adwords ou do DoubleClick precisarão criar seus banners usando HTML5 ao invés do velho .SWF da Adobe.

Mas isso não significa um sentença de morte para o formato na área publicitária ainda. Os internautas finalmente irão se livrar de ver qualquer tipo de publicidade em Flash através das redes Google somente a partir do segundo dia de Janeiro do ano que vem, quando a plataforma terminará de exibir anúncios em Flash que foram cadastrados no sistema antes do prazo final. E, por enquanto, a medida não afeta anúncios de vídeo, que poderão seguir sendo criados em Flash.

Entretanto, com a iniciativa, o Flash perde mais um cenário onde era largamente utilizado. Com menos de 6% do mercado de exibição de vídeos em plataformas móveis, banido do YouTube, substituído no Facebook, condenado por especialistas de segurança e abandonado até mesmo pela própria Adobe, seus dias de glória já estão muito distantes e o ocaso do formato se aproxima.