Categorias

Google Brasil ganha status e o controle da rede social Orkut

IBOPE: Orkut tem 40 milhões de brasileiros
O Brasil está em alta no Google, com dois anúncios que denotam o prestígio do País junto à matriz. O diretor geral da filial brasileira, Alexandre Hohagen, foi alçado à posição de diretor executivo para América Latina, enquanto o time de engenharia do Google em Belo Horizonte (MG) passará a ser responsável pela rede social Orkut.

O diretor geral do Google Brasil, Alexandre Hohagen, foi promovido à diretor executivo da companhia para América Latina. A escolha do seu substituto já está em fase final e o nome do novo diretor local deve ser anunciado em breve, de acordo com Carlos Felix Ximenes, diretor de comunicação da empresa.

Hohagen se destacou por ter transitado por diferentes áreas, como recursos humanos, comunicação, vendas e engenharia, justifica Ximenes. Hohagen será responsável pelas filiais do Google na Argentina, Chile, Colômbia, México e Brasil, onde a companhia conta com um time de aproximadamente 200 funcionários.

Com passagens pelo UOL e pela HBO, Hohagen diz que teve que passar por nada menos que 18 entrevistas antes de ser contratado pelo Google em 2005, quando tinha 37 anos. Cursou publicidade na Fiam (Faculdades Integradas Alcântara Machado), mas no terceiro ano começou a trabalhar no setor de comunicação da multinacional Dow Chemical, saindo seis anos depois como gerente de comunicação.

Com pós-graduação na FGV de São Paulo e MBA na USP, no Universo Online foi diretor de Recursos Humanos, diretor de publicidade e diretor de comércio eletrônico. A contratação pelo Google veio enquanto Hohagen era diretor-geral da HBO Brasil, canal de TV a cabo.

Ao mesmo tempo em que Hohagen assume toda a região latino-americana, o time de engenharia do Google em Belo Horizonte – que conta com cerca de 60 colaboradores – passará a ser responsável pelo Orkut.

De acordo com Ximenes, a equipe mineira dividirá com os indianos (segunda maior comunidade na rede social, atrás apenas dos brasileiros) as tarefas de desenvolvimento ligadas ao Orkut. O gerenciamento do produto, contudo, será gradualmente passado às mãos do time de Belo Horizonte. Segundo dados do IBOPE//NetRatings, o Orkut tem 40 milhões de usuários no Brasil.

Com informações de Yahoo!.