Categorias

Google censura aplicativos que bloqueiam publicidade da Play Store

Desenvolvedores não devem usar Google Play

Depois de fazer o AdBlock se tornar inútil para o Android 4.2.2, o Google decidiu combater de vez aplicativos que bloqueiam anúncios no Android e começou a fazer uma limpeza na Play Store, afirmando que os desenvolvedores estão violando regras da loja.

Com sua parte de publicidade prejudicada,  o Google procurou e descobriu que os apps que eliminam propagandas no Android violam regras como a de interferência em redes, serviços e propriedades de terceiros e decidiu agir sobre isso: a empresa enviou emails para desenvolvedores de aplicativos como AdBlock Plus, AdAway e AdFree, afirmando que eles violaram termos do acordo para desenvolvedores da Play Store e, por isso, tiveram seus serviços removidos.

O Android continua sendo aberto e a medida do Google não altera em nada esse fato, o problema está na Play Store, que tem termos e regras de uso. Isso significa que os desenvolvedores podem continuar criando e distribuindo seus apps, só que de outras formas. O próprio site do Adblock Plus oferece seu download diretamente, sem precisar passar pela loja oficial do Google.