Categorias

Google Chrome agora informa quando aplicações tentam alterar suas configurações

O Google revelou que a queixa número um de usuários do Chrome é de que hackers tentam alterar suas configurações, enganando-os a baixar malwares. Para acabar com isso, Linus Upson, vice-presidente de engenharia do Google, acaba de anunciar uma nova proteção para o navegador e seus usuários.

“Você deve sempre estar no comando de suas próprias configurações do Chrome”, disse Upson. “Para ajudar a manter as configurações do seu navegador sob seu controle, nós adicionamos um botão “Reset de configurações do navegador” na página de configurações do Chrome”.

Nova opção dificulta acesso a sites maliciosos
Nova opção dificulta acesso a sites maliciosos

Upson advertiu que a novidade irá apagar quaisquer extensões, aplicativos ou temas se o usuário escolher restaurar sua conta e voltar para as configurações originais. Além disso, para garantir que a opção de reset atinja todos que possam precisar dela, o Chrome alertará  usuários do Windows cujas definições parecem ter sido alteradas por sites maliciosos.

O anúncio foi feito duas semanas após o Chrome remover duas extensões que violavam os termos de acordo do navegador, empurrando anúncios para os usuários sem seu consentimento.