Categorias

Google Chrome promete corrigir consumo excessivo de memória

O consumo excessivo de memória (e bateria) é uma das velhas reclamações de usuários do navegador Chrome, mas desta vez o Google jura que o problema será resolvido.

Melhorias no Chrome que estão em fase de testes podem aumentar a performance entre 40% e 50%, ainda que os usuários tenham que esperar até Dezembro pelo lançamento da versão atualizada.

A equipe responsável pelo V8, motor de interpretação de JavaScript do navegador, anunciou uma “significativa redução” no consumo de memória, principalmente em páginas populares que abusam do recurso, como Imgur, Reddit, Twitter e outros. Os desenvolvedores estariam focados especificamente nesses sites porque eles representam o que há de mais moderno e comum em termos de utilização de JavaScript na web atualmente, de modo que as mudanças possam ser aplicadas a outros endereços também.

A melhora no consumo deve ser melhor percebida em dispositivos com pouca memória, como smartphones de baixo custo, onde a equipe do V8 garante pelo menos 35% de ganho de performance em relação aos resultados atuais obtidos com o Chrome 53. As atualizações do motor de JavaScript farão parte do Chrome 55, a ser lançado em Dezembro.