Categorias

Google compra aplicativo Bump, de transferência de arquivos

Aplicativo transfere arquivos de um smartphone para outro com um esbarrão
Aplicativo transfere arquivos de um smartphone para outro com um esbarrão

O Google comprou hoje a startup Bump, empresa que produziu um aplicativo para compartilhamento de dados para smartphones. O aplicativo já foi baixado mais de 100 milhões de vezes, e está disponível desde 2008.

Segundo o All Things D, a negociação foi estimada na cada dos US$ 30 milhões, mas pode ter chegado a até US$ 60 milhões.

– Não poderíamos estar mais empolgados em nos juntar ao Google, uma empresa que compartilha nossa crença de que as aplicações da computação podem mudar a maneira que interagimos entre nós e com o mundo – afirmou o CEO do Bump, David Lieb, em um comunicado oficial postado no blog da empresa.

O aplicativo faz a comunicação entre os dispositivos através de “esbarrões”. Em inglês, “bump” significa “colisão”, o que faz total sentido em relação ao nome do aplicativo e a forma como ele conecta os aparelhos.

Ao contrário do que parece, o app não utiliza tecnologia NFC, e pode ser utilizado em aparelhos sem esse recurso, como o iPhone, por exemplo.

Segundo a empresa, ao sentir o toque com outro smartphone, os algorítimos desenvolvidos para o aplicativo enviam a informação para um servidor hospedado na nuvem, e realiza a transmissão de dados em tempo real.

No blog oficial, Lieb garantiu que o aplicativo continuará em funcionamento, assim como o serviço de compartilhamento de fotos, Flock, que também é operado pela startup.