O Google comprou hoje a startup Bump, empresa que produziu um aplicativo para compartilhamento de dados para smartphones. O aplicativo já foi baixado mais de 100 milhões de vezes, e está disponível desde 2008.
Segundo o All Things D, a negociação foi estimada na cada dos US$ 30 milhões, mas pode ter chegado a até US$ 60 milhões.
– Não poderíamos estar mais empolgados em nos juntar ao Google, uma empresa que compartilha nossa crença de que as aplicações da computação podem mudar a maneira que interagimos entre nós e com o mundo – afirmou o CEO do Bump, David Lieb, em um comunicado oficial postado no blog da empresa.
O aplicativo faz a comunicação entre os dispositivos através de “esbarrões”. Em inglês, “bump” significa “colisão”, o que faz total sentido em relação ao nome do aplicativo e a forma como ele conecta os aparelhos.
Ao contrário do que parece, o app não utiliza tecnologia NFC, e pode ser utilizado em aparelhos sem esse recurso, como o iPhone, por exemplo.
Segundo a empresa, ao sentir o toque com outro smartphone, os algorítimos desenvolvidos para o aplicativo enviam a informação para um servidor hospedado na nuvem, e realiza a transmissão de dados em tempo real.
No blog oficial, Lieb garantiu que o aplicativo continuará em funcionamento, assim como o serviço de compartilhamento de fotos, Flock, que também é operado pela startup.